domingo, 23 de maio de 2010

Mais uma!

Como muitos acharam interessante a diferença entre a língua portuguesa atual e a galaico-portuguesa, resolvi colocar mais um exemplo de canção de escárnio, com direito também à tradução! Aí vai:

De vós, senhor, quer’eu dizer verdade
e nom ja sobr’[o] amor que vos ei:
senhor, bem [moor] é vossa torpicidade
de quantas outras eno mundo sei;
assi de fea come de maldade
nom vos vence oje senom filha dum rei
[Eu] nom vos amo nem me perderei,
u vos nom vir, por vós de soidade[...]

(Pero Larouco)

Tradução:
Sobre vós, senhora, eu quero dizer verdade
e não já sobre o amor que tenho por vós:
senhora, bem maior é vossa estupidez
do que a de quantas outras conheço no mundo
tanto na feiúra quanto na maldade
não vos vence hoje senão a filha de um rei
Eu não vos amo nem me perderei
de saudade por vós, quando não vos vir.

Explicação:
Indiretas: “senhora, bem maior é vossa estupidez
do que a de quantas outras conheço no mundor”
Uso da ironia e do equívoco: “Sobre vós, senhora, eu quero dizer verdade
e não já sobre o amor que tenho por vós;”

Nesta canção, o autor diz que já não canta mais sobre o amor entre ele e a senhora citada, mais sim sobre a sua estupidez, feiúra e maldade.

Fonte: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/trovadorismo

E é isso! Esse foi mais um exemplo. Espero que tenham gostado!

Postado por Laura

18 comentários:

IBANEZ disse...

muito interessante seu blog !!

curti !!

http://deposito66.blogspot.com/

Flavinha Rezende disse...

ai que mareeeno!

aprendi isso em literatura esse ano!
e amei!

parabénms pelo blog!

Graci disse...

Adorei o blog...Muito criativo...

add??

um bjo e um bom fim de domingo!

Lúcia Guimarães disse...

Está ficando cada vez mais interessante... Continua!!!

Gugão do Sax disse...

Parece outra língua!!
Parabéns pelo Blog!

Anônimo disse...

legal....

pior q é bem difernte as linguas..

http://ximbolistas.blogspot.com/

Fábio Spíndola disse...

Existe citação desse movimento no Brasil? Em que época?

Marcos de Sousa disse...

Adorei seu blog. Estou te seguindo.

Anônimo disse...

Muito interessante ! ótima postagem ;*
Gosteii mesmo ;DD
vou seguir vooc *-*

se quiser visitar o meu blog :
http://palavrasquememotivam.blogspot.com/

Anônimo disse...

Trabalho muito bem elaborado! Parabéns. Só não posso deixar de assinalar o grotesco dos poetas!!
Clara

Artur disse...

muito bom =D
gostei ^^

Maria Rita disse...

Adorei o post, parabens ;)

Felipe disse...

muito criativo.e organizado esse texo
parabens
se puder comentar:
http://coisaasinteressantes.blogspot.com/

Marcelo disse...

Bah, tri interessante esse post!
Parabéns!

Anderson Faleiro disse...

Muito legal mesmo o texto, curti
:
bem legal o modo como ele expressa de maneira peculiar seus sentimentos e vontades
:
http://www.bonecozumbie.blogspot.com/

Wilderson Evangelista disse...

tem características próprias
devido a sequencia dos posts
muito interessante o teu blog
mais vai uma dica:

tenta dar um toque na personalização, muda o layout vai tirar o peso de algo parado

Canções de Escárnio disse...

Pessoal, muito obrigada pelos comentários! Já estou seguindo todos que me pediram e que ajudaram, valeu mesmo!
Respondendo à pergunta do Fábio: não, não há Trovadorismo no Brasil porque ele aconteceu em 1189 ou 1198, e o Brasil ainda não tinha sido descoberto.

Fábio Spíndola disse...

Mas depois o movimento não se prolongou?