sábado, 29 de maio de 2010

A próxima é uma música de Juca Chaves, considerado um autor atual de cantigas de escárnio. Notem que ele usa o mesmo padrão da música de Joan Garcia de Guilhade ("Dona fea, velha e sandia!"), que também é criticar uma mulher específica, sem citar nomes e encher a letra de indiretas e ironias.

Atraso Ou Solução
Juca Chaves

Já meia hora atrasada
o que em ti é natural.
Até pareces, querida,
com os nossos trens da central
isto ainda acaba mal.

Não brinques assim comigo,
com este teu vem ou não vem,
não faças de estação meu coração,
nem faças o teu de trem, tá bem?

Ai, ai, amor, ai que dor
eu sinto o ar esperar
até a chuva já veio,
mas não vens, ai, por que?
quem me dera, minha amada
se tu fostes viatura
cá da nossa prefeitura
pois te dava uma pedrada
muito bem dada.

Um resumo sobre Juca Chaves: Jurandyr Czaczkes, conhecido como Juca Chaves, (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1938) é um compositor, músico e humorista brasileiro. Desde os 18 anos fazia sátiras à situação política e econômica do Brasil, por meio de trovas e canções. Continua se apresentando em espetáculos pelo país, onde canta modinhas, trovas e serestas, acompanhado pelo violão ou alaúde.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que post saudosista, tenho saudade dos verdadeiros artistas da música.
Com essa nova geração de "músicos" eu só tenho que ter medo e vergonha de fazer parte dessa geração.

Lúcia Guimarães disse...

Noooosssssssaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!
Isso era realmente legal!!!
Há muito tempo não ouvia falr das músicas de Juca Chaves...

Lúcia Guimarães disse...

Muito bom mesmo recordar!!!

Lúcia Guimarães disse...

Parabéns!

Lúcia Guimarães disse...

Tem como postar outras músicas dele?
Me lembro de uma que falava sobre a mulher ideal...

Camila Flatts disse...

Coitada da mulher da música! Vai levar pedrada só porque se atrasou? :O huahua

Fábio Spíndola disse...

São muito interessantes as músicas dele... mas ele só faz canções assim?